quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Crise em Portugal não tem fim? As piores notícias do Orçamento de Estado de 2013 [Off-Topic]

Actualmente, é sonante o tema da violência do Orçamento de Estado para 2013 e a forma como vai atingir as famílias portuguesas de forma inclemente. O nosso primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, já tinha avisado que seria "duro, mas justo". Bem, veremos como aguentaremos mais e mais despesas...


1º IRS. Os escalões de IRS passam de oito para cinco, aumentando de forma substancial a fatura a pagar mensalmente pelos portugueses.
2º Sobretaxa de 4%. Os rendimentos sujeitos a IRS e pagos durante o ano de 2013 vão ser sujeitos a uma sobretaxa de 4%, semelhante à aplicada em 2011 nos subsídios de Natal. No entanto, no próximo ano a taxa será paga mensalmente através de retenção na fonte.
3º Imposto nas prestações sociais. As pessoas que estiverem a receber o subsídio de desemprego vão ficar sujeitas a uma contribuição para a Segurança Social de 6% a partir do próximo ano.
4º Menos deduções fiscais. As deduções no IRS com o crédito à habitação passam a ficar limitadas a 443 296 euros. Faça as contas aqui.
5º Tabaco mais caro. As taxas do imposto sobre o tabaco mantêm-se para os cigarros mas aumentam para charutos, cigarrilhas e tabaco de enrolar. Quem procurou opções mais baratas vai pagar mais.
6º Menos funcionários públicos. O Governo pretende avançar com a dispensa de 10 mil a 15 mil contratados a prazo na função pública ao longo do próximo ano.
7º Combustíveis mais caros. O Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), que incide sobre o preço dos combustíveis, vai aumentar em 2013. Gasolina e gasóleo vão subir.

Em tom de chave d'oiro, com este "ataque fiscal" os portugueses vão pagar mais e ter menos para gastar, perdendo em qualidade de vida, deixando apenas uma esperança que esta carnificina fiscal sirva de alguma coisa para o bom rumo do nosso país. Enfim...

Deixo uma questão: "Será que a crise em Portugal terá ou não terá fim? Até quando durará?"



Fonte: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO064886.html; Google; Telejornal

Sem comentários:

Enviar um comentário